terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mensagem para Reflexão - Natal 2010



Era uma gélida noite de inverno e o tumulto se havia instalado no Aeroporto Internacional de Chicago. Todos os voos cancelados. Crianças chorando. Homens e mulheres reclamando. Era época de Natal...

Em meio ao caos, apenas uma mulher parecia alheia a tudo e, calmamente, brincava com a pequena filha que trazia nos braços. Além de tudo, sorria. Não um leve sorriso; sorria de verdade. De repente alguém se aproxima, começa a observá-la e não se contendo, pergunta-lhe:

- Minha senhora, a senhora é a única pessoa deste lugar que parece manter a compostura. A senhora se importaria de me dizer o que a deixa tão tranquila?

Então – disse ela – o Natal está chegando, e aquele Jesus me faz rir!

Será que estamos levando a vida muito a sério? Será que na confusão do dia a dia permitimos que se dissipasse em nós o senso pueril de maravilhamento? Será que paramos de atentar para o pôr do sol e o arco-íris? Será que nos irritamos tanto com as pessoas que nem percebemos que levar a vida a sério não significa levar uma vida de tristeza?

O Natal é a promessa de que o Deus que surgiu na História e chega diariamente em mistério um dia virá em glória. Deus está dizendo em Jesus que um dia tudo estará bem. Nada pode prejudicar você permanentemente, nenhum sofrimento é irrevogável, nenhuma perda é irreparável, nenhuma derrota é mais que transitória, nenhuma decepção é definitiva. Jesus não negou a realidade do sofrimento, do desânimo, da decepção, da frustração e da morte; simplesmente declarou que o Reino de Deus venceria todos esses horrores, que o amor do Pai é tão pródigo que nenhum mal jamais poderia resistir a ele.

O Natal é uma visão a permitir que os cristãos enxerguem além do elemento trágico da vida. É um lembrete de que precisam do riso de Deus para impedir que levem o mundo muito a sério.

O riso de Deus é seu ato amoroso de salvação, e o riso cristão é o eco da alegria do Natal presente em nós.

Se você de fato aceita o mistério de Belém, “boas novas de grande alegria...”, seu coração ficará cheio do riso do Pai.

(Fonte: Adaptação de um dos textos do Capítulo 10 do livro Convite à Solitude de Brenan Manning.)


É isso que a AMA-AL deseja a todos vocês! Feliz Natal!

Em 2011, desejamos a todos a inigualável graça do Pai na caminhada diária, muita saúde, muita paz e muita harmonia! Além de muitas realizações, conforme a vontade de Deus.

2 comentários:

Aline de Carvalho Teixeira disse...

Quem é o autor desse texto por favor? Vários amigos meus gostaram, gostariamos de publicar colocando os créditos! Obrigada, Aline

AMA - Alagoas disse...

Oi Aline,

Que bom que gostaram da mensagem. Ela pode ser encontrada no livro Convite à Solitude, de Brenan Manning. Existem muitas outras mensagens para reflexão igualmente lindas neste livro. Vale a pena ler!

Abraços,
Mônica