Era uma gélida noite de inverno e o tumulto se havia instalado no Aeroporto Internacional de Chicago. Todos os voos cancelados. Crianças chorando. Homens e mulheres reclamando. Era época de Natal...
Em meio ao caos, apenas uma mulher parecia alheia a tudo e, calmamente, brincava com a pequena filha que trazia nos braços. Além de tudo, sorria. Não um leve sorriso; sorria de verdade. De repente alguém se aproxima, começa a observá-la e não se contendo, pergunta-lhe:
- Minha senhora, a senhora é a única pessoa deste lugar que parece manter a compostura. A senhora se importaria de me dizer o que a deixa tão tranquila?
Então – disse ela – o Natal está chegando, e aquele Jesus me faz rir!
Será que estamos levando a vida muito a sério? Será que na confusão do dia a dia permitimos que se dissipasse em nós o senso pueril de maravilhamento? Será que paramos de atentar para o pôr do sol e o arco-íris? Será que nos irritamos tanto com as pessoas que nem percebemos que levar a vida a sério não significa levar uma vida de tristeza?
O Natal é a promessa de que o Deus que surgiu na História e chega diariamente em mistério um dia virá em glória. Deus está dizendo em Jesus que um dia tudo estará bem. Nada pode prejudicar você permanentemente, nenhum sofrimento é irrevogável, nenhuma perda é irreparável, nenhuma derrota é mais que transitória, nenhuma decepção é definitiva. Jesus não negou a realidade do sofrimento, do desânimo, da decepção, da frustração e da morte; simplesmente declarou que o Reino de Deus venceria todos esses horrores, que o amor do Pai é tão pródigo que nenhum mal jamais poderia resistir a ele.
O Natal é uma visão a permitir que os cristãos enxerguem além do elemento trágico da vida. É um lembrete de que precisam do riso de Deus para impedir que levem o mundo muito a sério.
O riso de Deus é seu ato amoroso de salvação, e o riso cristão é o eco da alegria do Natal presente em nós.
Se você de fato aceita o mistério de Belém, “boas novas de grande alegria...”, seu coração ficará cheio do riso do Pai.
(Fonte: Adaptação de um dos textos do Capítulo 10 do livro Convite à Solitude de Brenan Manning.)
É isso que a AMA-AL deseja a todos vocês! Feliz Natal!
Em 2011, desejamos a todos a inigualável graça do Pai na caminhada diária, muita saúde, muita paz e muita harmonia! Além de muitas realizações, conforme a vontade de Deus.
2 comentários:
Quem é o autor desse texto por favor? Vários amigos meus gostaram, gostariamos de publicar colocando os créditos! Obrigada, Aline
Oi Aline,
Que bom que gostaram da mensagem. Ela pode ser encontrada no livro Convite à Solitude, de Brenan Manning. Existem muitas outras mensagens para reflexão igualmente lindas neste livro. Vale a pena ler!
Abraços,
Mônica
Postar um comentário