quinta-feira, 8 de abril de 2010

DICAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADULTOS COM AUTISMO

Autor: Temple Grandin, PhD – autista*
Professora Assistente da Universidade do Estado do Colorado

Traduzido do original em inglês ** por Mônica Ximenes (AMA-AL)



Bons professores me ajudaram a atingir o sucesso. Eu fui capaz de superar o autismo porque eu tive bons professores. Na idade de dois anos e meio, eu fui colocada num berçário estruturado com professores experientes. Desde muito cedo, fui ensinada a ter boas maneiras e a me comportar a mesa do jantar. Crianças com autismo precisam ter o dia estruturado e professores que saibam ser firmes, porém amáveis.

Entre as idades de 2 anos e três meses e 5 anos meu dia era estruturado e não havia permissão para ajustes. Eu tinha 45 minutos de terapia fonoaudiológica no modo um-para-um durante cinco dias por semana e minha mãe contratou uma babá que passava três a quatro horas por dia jogando comigo e com minha irmã. Ela me ensinou a esperar a minha vez durante as atividades lúdicas. Quando fizemos um boneco de neve, ela me ajudou a fazer a bola de colocar embaixo e depois minha irmã fez a outra parte.

Na hora das refeições, todos comiam juntos, e eu não estava autorizada a fazer qualquer estereotipia. A única vez que eu tinha permissão para voltar ao comportamento autista era durante um período de repouso de uma hora depois do almoço. A combinação da creche, fonoaudiologia, atividades lúdicas, e boas maneiras durante as refeições somavam 40 horas por semana, onde o meu cérebro era mantido conectado ao mundo.

1 - Muitas pessoas com autismo são pensadores visuais. Eu penso em imagens. Eu não penso em linguagem. Todos os meus pensamentos são como fitas de vídeo rodando na minha imaginação. Imagens são minha primeira linguagem e palavras são minha segunda linguagem. Os substantivos foram as palavras mais fáceis de aprender, porque eu podia fazer uma imagem da palavra em minha mente. Para aprender palavras como “para cima” e “para baixo”, o professor deve demonstrá-las para a criança. Por exemplo, pegue um avião de brinquedo e diga “para cima”, enquanto faz o avião decolar da mesa. Algumas crianças aprenderão melhor se cartas com as palavras “para cima” e “para baixo” forem afixadas ao avião de brinquedo. A carta “para cima” deve ser afixada quando o avião decolar. A carta “para baixo” deve ser afixada quando o avião aterrisar.

2 - Deve-se evitar longas sequências de instruções verbais. Pessoas com autismo têm problemas em lembrar a sequência. Se a criança pode ler, escreva as instruções em um pedaço de papel. Eu sou inábil para lembrar seqüências. Se eu pedir direções em um posto de gasolina, eu posso lembrar apenas três passos. Direções com mais de três instruções têm que ser escritas. Eu ainda tenho dificuldade de lembrar números de telefones porque eu não posso fazer uma imagem em minha mente.

3 - Muitas crianças com autismo são boas em desenho, arte e programação de computadores. Estes tipos de talento devem ser incentivados. Eu penso que há necessidade de dar mais ênfase no desenvolvimento dos talentos das crianças. Talentos podem ser transformados em habilidades que podem ser usadas em um futuro emprego.

4 - Muitas crianças autistas têm fixação em um assunto, como trens ou mapas. A melhor forma de trabalhar com fixações é usá-las para motivar trabalhos escolares. Se a criança gosta de trens, então use trens para ensiná-la a ler e a fazer cálculos. Leia um livro sobre um trem e faça problemas matemáticos com trens. Por exemplo, calcular quanto tempo leva um trem para ir de Nova Iorque a Washington.

5 - Use métodos visuais concretos para ensinar conceitos de número. Meus pais me deram um brinquedo de matemática que me ajudou a aprender números. Ele consistia em um grupo de blocos que tinha diferentes tamanhos e uma cor diferente para os números de um a dez. Com isto, eu aprendi a adicionar e a subtrair. Para aprender frações, minha professora tinha uma maçã de madeira que foi cortada em quatro partes e uma pêra que foi cortada pela metade. A partir disto, eu aprendi o conceito de quartos e metades.

6 - Eu tinha a pior letra em minha classe. Muitas crianças autistas têm problemas com controle motor em suas mãos. Letra bonita é algumas vezes muito difícil. Isto pode frustrar totalmente a criança. Para reduzir a frustração e ajudar a criança a adquirir a escrita, deixe-a escrever no computador. Digitar é frequentemente muito mais fácil.

7 - Algumas crianças autistas aprenderão a ler mais facilmente por métodos fônicos, e outras aprenderão com a memorização das palavras. Eu aprendi pelo método fônico. Minha mãe me ensinou as regras de fonética e, em seguida, me fez emitir as minhas palavras. Crianças com muita ecolalia, muitas vezes, aprenderão melhor se cartões com figuras simples e livros ilustrados forem usados de forma que as palavras sejam associadas às imagens. É importante ter a imagem e a palavra impressa no mesmo lado do cartão. Quando ensinar substantivos, a criança deve ouvir você falar a palavra e visualizar a imagem e palavra impressa simultaneamente. Um exemplo para ensinar um verbo seria mostrar à criança um cartão com a palavra “pular” e você saltar enquanto fala a palavra "pular".

8 - Quando eu era uma criança, sons altos como o da campainha da escola doíam nos meus ouvidos de forma semelhante ao de uma broca de dentista ferindo um nervo. Crianças com autismo precisam ser protegidas de sons que ferem seus ouvidos. Os sons que causam mais problemas são: campainhas de escola, zumbidos no quadro de pontuação dos ginásios e som de cadeiras arrastando no chão. Em muitos casos a criança será capaz de tolerar a campainha ou o zumbido se ele for abafado simplesmente por um tecido ou fita adesiva. O arrastar de cadeiras pode ser silenciado com colocação de tecido bolas de tênis ou feltro nas extremidades das pernas ou instalação de carpetes. A criança pode temer uma determinada sala, porque tem medo que de repente possa ser submetida ao agudo do microfone vindo do sistema amplificador. O medo de um som horrível pode causar mau comportamento. Se uma criança cobre seus ouvidos, é um indicador que determinado som machuca seus ouvidos. Às vezes, a sensibilidade a um som em particular, como o do alarme de incêndio, pode ser atenuada se o som for gravado e lançado gradualmente no amplificador. A criança de vê ter o controle da reprodução do som.

9 - Algumas pessoas autistas são importunadas por distrações visuais ou luzes fluorescentes. Para evitar este problema, coloque a carteira da criança perto da janela ou tente evitar usar luzes fluorescentes. Se as luzes não puderem ser evitadas, use as lâmpadas mais novas que você conseguir. Lâmpadas mais novas tremem menos. O cintilar das lâmpadas fluorescentes também pode ser reduzido pela colocação de uma luminária com uma lâmpada incandescente ao lado da mesa da criança.

10 - Algumas crianças autistas hiperativas que se agitam o tempo todo podem ficar mais calmas se receberem um colete com revestimento de espuma ou retalhos. A pressão da roupa ajuda a acalmar o sistema nervoso. Fui muitas vezes acalmada por pressão. Para melhores resultados, o colete deve ser usado durante vinte minutos e depois retirado por alguns minutos. Isso impede que o sistema nervoso se adapte a ele.

11 - Algumas pessoas com autismo respondem melhor e terão melhor contato visual e fala se o professor interagir com elas quando enquanto estão balançando em um balanço ou enroladas em um tapete. A introdução sensória pelo balanço ou a pressão do tapete algumas vezes ajudam a melhorar a fala. O balanço pode ser feito como um jogo divertido. Ele NUNCA deve ser forçado.

12 - Algumas crianças e adultos podem cantar melhor do que falar. Eles podem responder melhor se as palavras e frases forem cantadas para eles. Algumas crianças com extrema sensibilidade sonora responderão melhor se o professor falar com elas em um leve sussurro.

13 - Algumas crianças e adultos não-verbais não podem processar estímulos visuais e auditivos ao mesmo tempo. Eles são mono-canal. Eles não podem ver e ouvir ao mesmo tempo. Eles não devem ser solicitados a olhar e a ouvir ao mesmo tempo. Deve ser administrada uma tarefa visual ou uma tarefa auditiva. Seu sistema nervoso imaturo não é capaz de processar estímulos visuais e auditivos simultâneos.

14 - Em crianças e adultos não-verbais o tato é muitas vezes seu senso mais confiável. Muitas vezes, é mais fácil para eles sentir. As letras podem ser ensinadas ao deixá-las tatear letras plásticas. Elas podem aprender a rotina diária, sentindo objetos alguns minutos antes da atividade programada. Por exemplo, quinze minutos antes do almoço, dê à criança uma colher para segurar. Deixe-a segurar um carrinho de brinquedo alguns minutos antes de entrar no carro.

...
Continua na próxima postagem. São 28 dicas no total. Muito interessantes e úteis para pais, professores e terapeutas!

* Temple Grandin é a autista mais conhecida no mundo e a mais bem-sucedida também. Seu relato, em frases curtas, característico de um autista de alto-funcionamento, retrata uma visão interior do autismo. Trata-se da sua própria experiência, que tem ajudado milhares de famílias.

** Existem algumas traduções deste texto em sites brasileiros que tratam do autismo. A mais conhecida é creditada a pessoas da APAE-Betim. No entanto, optamos por efetuar uma tradução a partir do original em inglês da versão corrigida (2002), disponível no link indicado acima, que contém informações importantes, não constantes na versão traduzida supracitada.

Nenhum comentário: