sábado, 15 de fevereiro de 2014

Retrospectiva - IX CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTISMO


CABEÇALHO_MODELO.jpg





PRIMEIRO DIA – 25/10/2013

A solenidade de abertura do congresso teve início com a leitura de uma carta de uma irmã de autista, disponível no link: http://papodehomem.com.br/carta-ao-irmao-com-autismo/, de autoria de Letícia Cardoso. Foi assim que o mestre de cerimônia transmitiu as boas vindas a todos os participantes.

abertura - mestre de cerimonia.JPG



Em seguida, foi exibido o vídeo institucional da AMA-AL que foi produzido especialmente para o evento. Um momento ímpar, no qual os palestrantes puderam visualizar uma instituição que adota, na prática, uma abordagem multidisciplinar.

abertura filme 2.JPG



Prosseguindo com a emoção, a criança Antonio Santiago, 08 anos, autista, leu a sua história de vida (texto elaborado pela mãe, Larissa), contando para todos que não falava, não olhava, e hoje, com o tratamento, não apenas fala como lê e escreve.

abertura santiago 1.JPG



E para finalizar a primeira parte da CERIMÔNIA DE ABERTURA, as crianças Elian Siqueira e Leonardo Rocha, atendidas pela AMA-AL, se uniram ao Santiago para desejar as boas vindas aos participantes do CONGRESSO. Em se tratando de crianças com autismo, que tiveram dificuldade para falar e para interagir, falar para um público de 650 pessoas (incluindo palestrantes, participantes e autoridades convidadas) é emocionante, uma superação.

abertura santiago 3.JPG



Após a participação das crianças, a mesa de abertura do evento  foi composta pela representante do Ministério da Saúde, Dra Vera Mendes, pela presidente da ABRA, Marisa Furia, pela presidente da AMA-AL, Mônica Ximenes, pela representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Niusarette Margarida, pela representante da Secretaria Estadual de Educação, Alba Lucia, pelo representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dr Antonio de Pádua, pela representante da Câmara de Vereadores, Vereadora Teresa Nelma, e pelo representante da Assembleia Legislativa, Deputado Judson Cabral. A Deputada Federal Rosinha da Adefal também esteve presente.

abertura - mesa 2.JPG



Após os discursos aconteceu a palestra magna do evento, intitulada TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO: CONCEITO, IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO, proferida pelo Dr José Salomão Schwartzman (SP), médico especialista em Neurologia da Infância e Adolescência. Doutor em Medicina pela Escola Paulista de Medicina. Professor titular no programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Editor Científico do periódico “Temas sobre Desenvolvimento”, editado pela Memnon Edições Científicas desde 1991. Autor e/ou coautor de vários livros e inúmeros capítulos de livros e artigos científicos sobre autismo publicados no Brasil e no exterior.

dr salomão - palestra de abertura 2.JPG



Concomitantemente à palestra do Dr Salomão Schwatzman aconteceu, em sala anexa ao auditório, uma reunião especial com a Dra Vera Mendes, em formato de mesa redonda, com a presença dos dirigentes de associações de todo os estados do país, além da vereadora de Maceió, Tereza Nelma, e da Deputada Federal Rosinha da Adefal.

dra vera na mesa redonda 3.JPG





No inicio da tarde do dia 25/10/13 aconteceu a palestra intitulada AJUSTANDO ATIVIDADES E BRINQUEDOS AO ESTILO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: COMO O PROGRAMA TEACCH PODE AJUDAR, proferida pela psicóloga Maria Elisa Fonseca (SP), que é mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e possui formação no Programa TEACCH pela University of North Carolina at Charlotte (EUA). É Coordenadora Geral do CEDAP da APAE de Pirassununga (SP) e consultora na área do autismo em várias instituições do país, além de professora universitária.

 

maria elisa no congresso 1.JPG

 

Logo após a palestra de Maria Elisa, a equipe desenvolvedora do ABC AUTISMO, composta pela Profa Dra Mônica Ximenes e por alunos do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, apresentou o aplicativo que se propõe a auxiliar na alfabetização de crianças com autismo. O aplicativo foi desenvolvido como fruto de pesquisa do IFAL e versão gratuita se encontra disponível para download na Google Play.

 

abc autismo 1.JPG     abc autismo 2.JPG     equipe abc autismo.JPG

    



Após o coffee break aconteceu a palestra INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL PARA PROBLEMAS GRAVES DE COMPORTAMENTO, proferida pela psicóloga Maria América Andrade (SP), que é mestre em Análise Aplicada do Comportamento (ABA) pela Northeastern University (Boston, MA) e está concluindo o doutorado em Análise do Comportamento pela Western New England University (USA). Atualmente está trabalhando na AMA-SP.

 

meca no congresso 2.JPG



 

Finalizando o dia, aconteceu uma assembleia da ABRA, das 18h às 20h, com a participação dos dirigentes das associações de todo o país. Na ocasião foi eleita a nova diretoria da ABRA, para o triênio 2013-2016, com presidência da Maria Furia e vice-presidências de cada região.

 

foto das associações 2.JPG



 

 

 

SEGUNDO DIA – 26/10/2013

O segundo dia do congresso iniciou com palestra intitulada LINGUAGEM E AUTISMO, proferida pela Dra Jacy Perissinoto (SP), que é fonoaudióloga, professora da Universidade Federal de São Paulo, com Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutorado pela Université Paris V – Sorbone. Possui experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, e vários capítulos de livros e artigos publicados sobre autismo e linguagem.

dra jacy 3.JPG



Prosseguindo com a programação, aconteceu a palestra intitulada PECS (SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR TROCA DE FIGURAS), proferida pela fonoaudióloga Soraia Vieira (MG), diretora da Pyramid Consultoria Educacional do Brasil Ltda - PECS. Soraia trabalhou 12 anos com o PECS na Inglaterra e tem ministrado cursos sobre o PECS em todo o país.

soraia no congresso 2.JPG



Para finalizar as palestras do turno da manhã, o analista de sistemas Carlos Pereira (PE) apresentou o aplicativo Livox (Liberdade em Voz Alta), que pode ser utilizado por pessoas que não têm linguagem verbal.

livox - carlos.JPG




Na tarde do sábado, 26/10/2013, aconteceram as mesas redondas sobre: VIVÊNCIAS AUTISTICAS, coordenada por Cleomar Lima (PB), com participação de Maria Helena Roscoe (MG) e Renan Fonseca (AP); INCLUSÃO ESCOLAR, coordenada por Maria Elisa Fonseca (SP), com participação de Ivy Malerba (SP), Conceição França (AL) e Keila Fragoso (AL); POLÍTICAS PÚBLICAS, coordenada por Marisa Furia, com participação da Dra Renata Tybiriçá (SP), Niusarete Margarida (MDS), Solange Ferreira (SDH), Teresa Nelma (vereadora Maceió).

WGN_9097.JPG             mesa redonda politicas publicas 1.JPG

Em paralelo às mesas redondas, aconteceram as sessões para apresentações orais de artigos, nas salas Mundaú e Jequiá, coordenadas pelas professoras Cristianne Pedruzzi (UNCISAL - AL) e Silvana Paula (CESMAC - AL), com cinco artigos cada. Registramos a participação da Fga. Nastassia Santos, colaboradora da AMA-AL, que apresentou artigo com estudo de caso na própria associação.

sessão de artigos 2.JPG             sessão de artigos 1.JPG 



Também aconteceram as apresentações em pôster, com 10 artigos sendo apresentados ao público.

posters 1.JPG              posters 5.JPG



Em paralelo à mesa redonda sobre políticas públicas e às apresentações de pôsteres aconteceu um minicurso sobre PLANEJAMENTO DE ENSINO DE HABILIDADES, ministrado pela Profa. Dra. Daniela Ribeiro (CESMAC – AL), que é analista do comportamento e doutora em educação especial pela UFSCAR. O minicurso teve participação expressiva do público.

daniela mini curso 1.JPG            daniela minicurso 2.JPG



CONFRATERNIZAÇÃO (noite)

Na noite do dia 26/11/2013, aconteceu um jantar por adesão, em comemoração aos 25 anos da ABRA, no restaurante SPETTUS STEAK HOUSE, ao som de um trio de forró nordestino.

jantar do evento 3.JPG  jantra do evento - quadrilha 3.JPG



 



TERCEIRO DIA – 27/10/2013

 

O terceiro dia começou com brilhante palestra intitulada ALERGIA ALIMENTAR E FUNÇÃO DIGESTIVA NO AUTISMO proferida pelo Dr Aderbal Sabrá (RJ), médico com doutorado em pediatria pela UFRJ e professor de Clinica Médica da Criança e do Adolescente na Universidade do Grande Rio. Possui vasta experiência na área de medicina, com ênfase em Gastroenterologia Pediátrica (fellow em Gastroenterologia Pediátrica pela Universidade do Colorado Medical Center) e Alergia Alimentar (fellow em Imunologia pelo ICISI da Georgetown University). Autor e coautor de vários artigos científicos.

dr sabra 1.JPG





Continuando a programação, aconteceu uma palestra intitulada AUTISMO, SISTEMA DIGESTIVO E NUTRIÇÃO - INDICADORES PARA INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO, que foi ministrada pela Dra Geórgia Fonseca (RJ), que é médica pediatra, especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infantil e Homeopata. Formação em Autismo pelo Autism Research Institute (ARI). Pesquisadora em Autismo da Federação Brasileira de Homeopatia. Autora do primeiro trabalho em autismo e homeopatia usando avaliação reconhecida internacionalmente para autismo.

 

dra georgia fonseca 1.JPG



 

A nutricionista Priscila Bongiovanni (SP), que é pós-graduada em nutrição funcional, completou o bloco de alergias e nutrição proferindo palestra sobre EFEITO DOS ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO INFANTIL E ADULTO.

 

dra priscila 1.JPG



 

Finalizando as palestras do turno da manhã do dia 27/10/2013, a profa Maja Kraguljac, do CESMAC - AL, apresentou o trabalho convidado dos FOCINHOS TERAPEUTAS, que atuam com crianças com autismo. Houve, inclusive, uma demonstração ao vivo com a cadela Solara.

maja 1.JPG      maja 2.JPG



A tarde do domingo, 27/10/2013, iniciou com a espetacular palestra intitulada INTEGRAÇÃO SENSORIAL E DESEMPENHO NAS ATIVIDADES COTIDIANAS, proferida pela terapeuta ocupacional Aline Momo (SP), sócia proprietária da Artevidade e autora de livros e capítulos de livros.

aline momo 2.JPG


Prosseguindo, a fisioterapeuta Zodja Graciani, sócia da Artevidade, que também é professora do Mackenzie proferiu a palestra intitulada DESEMPENHO MOTOR E PLANEJAMENTO MOTOR.



zodja 4.JPG



Finalizando, os professores de educação física Thiago Lima e Karinne Coelho (AMA-AL) apresentaram o trabalho desenvolvido com as crianças com autismo na AMA-AL, cumprindo assim toda a programação prevista no congresso.

thiago e karinne 2.JPG


Os comentários e feedbacks recebidos pelos palestrantes e participantes foram excelentes, sempre parabenizando pela organização, programação e qualidade dos impressos, instalações e coffee-break.
SUCESSO TOTAL!
 




Nenhum comentário: